Téssera Companhia de Dança da UFPR | 40 ANOS

Acompanhe ao vivo a transmissão do evento “TÉSSERA 40 anos”, em homenagem ao aniversário da Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná!

(Os trabalhos foram desenvolvidos pela Téssera Companhia de Dança de forma remota, por meio de encontros on-line, e as filmagens foram realizadas observando todos os protocolos de segurança e prevenção contra a COVID-19.)

✅ A TÉSSERA

A Téssera Companhia de Dança da UFPR, fundada em 1981, completa – no dia 02 de maio de 2021 – 40 anos de atividades ininterruptas vinculadas à criação, formação, inovação e difusão da dança moderna com elementos de teatro, sua marca estética registrada e que faz parte de suas raízes conceituais.

Nestas quatro décadas de trabalho árduo, a companhia paranaense aprendeu a se renovar e a se reinventar a cada espetáculo levado ao público sem, contudo, deixar de acreditar em uma identidade cênica que só é possível na reiteração de uma ideia, de um processo contínuo de criação e experimentação do movimento que coloca no gesto coreográfico a alma e a sua intenção. Enquanto um organismo vivo e dinâmico a companhia, dirigida por Rafael Pacheco desde a sua criação, percorreu um caminho de reconhecimento, extrapolando o estado do Paraná e sendo aplaudia em turnês e festivais de dança.

Desde o ano de sua criação foram mais de 140 obras coreográficas – muitas delas premiadas em festivais nacionais e eventos internacionais – compostas e apresentadas gratuitamente à comunidade. Além das temporadas oficiais apresentadas semestralmente no Teatro da Reitoria, a circulação de seus espetáculos tem um alcance de público que ultrapassa a marca de quatrocentos mil espectadores, firmando, desta forma, seu compromisso com a difusão cultural e democratização do acesso à cultura e à arte da dança.

✅ O ESPETÃCULO

A Téssera Companhia de Dança da UFPR, para celebrar a data alusiva aos seus 40 anos de atividades artísticas, apresentará o Evento Virtual “TÉSSERA 40 anosâ€. A referida celebração acontecerá no dia 02 de maio (domingo), às 19 horas, marcando o início das comemorações de aniversário com o lançamento da logomarca dos 40 anos e a apresentação da coreografia ‘Raiz’, uma obra coreográfica inédita, criada especialmente para a ocasião.

Raiz é símbolo do que é essência, base, fundamento. É sinônimo de sustentação, de onde está a segurança dos conceitos e meios para continuar a pensar o movimento. É ligação entre corpo e ideia, é instrumento, energia, ponto de partida. Raiz é casa, arte, dança moderna e mundo em conexão dinâmica.

✅ FICHA TÉCNICA

Direção geral: Rafael Pacheco