Quem somos

A UFPR TV é a emissora de TV da Universidade Federal do Paraná e tem o objetivo de divulgar conhecimento acadêmico, científico, cultural e de utilidade pública à comunidade. No ar desde 2002, a emissora segue com o compromisso de disseminar informação, conhecimento e entretenimento de qualidade.

Temas como saúde, educação, pesquisas, cultura, música, literatura, profissões, cinema, mídia e assuntos da atualidade estão presentes ao longo dos programas de exibição semanal. A UFPR TV também exibe produções de outras instituições parceiras, públicas e privadas.

A equipe de produção é formada por servidores da Universidade, profissionais terceirizados e estudantes do curso de Comunicação Social que, juntos, trabalham para tornar acessíveis os acontecimentos da UFPR.

Além de ser pioneira na produção de imagens em alta definição no Paraná, a UFPR TV é a primeira TV universitária a fazer transmissão ao vivo, por meio da tecnologia de fibra ótica desenvolvida na Universidade, e também a primeira a transmitir sinal ao vivo e simultâneo para quatro cidades diferentes: Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul.

A programação é transmitida nos canais 15 da Net e 187 da Vivo TV, em Curitiba. A emissora também está na internet e pode ser vista em tempo real, pela Web TV ou pelo acervo.

A UFPR TV também está inserida em um sistema de compartilhamento de conteúdo – o projeto RedeIFES – que permite que diversas Instituições Federais de Ensino Superior tenham acesso às produções da emissora. Com isso, o acervo da UFPR TV fica disponível para exibição em todas as regiões do país.

Missão

Divulgar a produção científica e intelectual produzida na Universidade Federal do Paraná e as informações e ações advindas da instituição, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Tornar-se uma emissora de televisão em canal aberto.

– Zelar pela credibilidade e pelo prestígio da UFPR;

РComprometimento com a veracidade das informa̵̤es;

– Valorizar as pessoas;

– Buscar excelência na divulgação de conhecimento acadêmico, científico e de utilidade pública;

– Respeitar as diversidades regionais e socioculturais;

РManter o foco na transpar̻ncia e imparcialidade aplicadas em todas as nossas a̵̤es.