Rede IFES


 

A RedeIFES é um sistema  inovador de comunicação destinado às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O projeto, que começou com a proposta de integrar a produção audiovisual entre as TVs e Rádios universitárias, evoluiu para uma rede pensada especificamente para atender as demandas de comunicação das Ifes.

 

RedeIFES

RedeIFES

O projeto começou em 2003, na Universidade Federal do Paraná, com as pesquisas de um grupo coordenado pelo professor de comunicação social da UFPR, Carlos Rocha. As propostas para o intercâmbio da produção audiovisual foram apresentadas no mesmo ano, no I Encontro Nacional de Rádio e Televisão das Ifes, em Ouro Preto (MG). Como resultado do evento, vários apontamentos foram encaminhados para a implantação dessa inovadora plataforma de permuta.

 

Depois de quatro anos de trabalho, aprimoramentos e negociações – com apoio do Centro de Computação Eletrônica da UFPR –, a RedeIFES foi aprovada por unanimidade e aclamação, pelo plenário de Reitores da Andifes, no dia 8 de agosto de 2007. No ano seguinte, em 2008, a RedeIFES ganhou o aporte do Governo Federal (MEC/SESu) para se desenvolver. O sistema foi fundido a plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), chamado PROGRAMA, que posteriormente atendeu as demandas da Empresa Brasileira de Comunicação, mantendo as premissas iniciais do modelo proposto pela UFPR para a RedeIFES.

 

Mapa das instituições que compõe a rede IFES

Mapa das instituições que compõe a rede IFES

De lá para cá, a RedeIFES evoluiu de um sistema de permuta de conteúdos para uma proposta inovadora de redes de comunicação (rádio, televisão e internet). A necessidade de conectar as Instituições Federais de Ensino Superior e de melhorar seus fluxos internos e externos de comunicação trazem ideias importantes para gestão da comunicação nestes ambientes. Além da RedeIFES, projetos como o SACI – Sistema de Apoio à Comunicação Integrada, SInBA –  Agência Nacional Integrada de Notícias e UniVerTV – Canal de TV Virtual, devem aprimorar a gestão da comunicação, bem como auxiliar na divulgação e exibição dos conteúdos dessas instituições.

 

Com a participação direta da UFPR, da UFRJ, da UFSCar e da UFOP – e a participação indireta de muitas instituições outras ao longo dos anos, como a UFMG, UFU, UFG,UFRGS, FURG, UFPB e UFRN – a RedeIFES tornou-se um modelo de comunicação que pretende integrar a produção das Assessorias de Comunicação, TVs e Rádios das Ifes. É a primeira vez que um sistema de comunicação é planejado de acordo com as necessidades dessas instituições.

 

 

Saiba mais sobre o projeto:

RedeIFES: história, potencialidades e desafios para formação de uma rede convergente e interativa de comunicação horizontal das IFES

RedeIFES: uma perspectiva convergente e viável de uma rede interativa de comunicação horizontal e colaborativa das IFES

 

© 2017  Universidade Federal do Paraná - TV UFPR

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR